MUDAS DE MORINGA OLIEÍFERA EM CAMPINAS MUDA SP

MUDAS DE MORINGA OLIEÍFERA EM CAMPINAS MUDA SP

 


ONDE COMPRAR SEMENTES DE MORINGA OLEÍFERA NO ESTADO DE SÃO PAULO?

WHATSAPP: (19)9.8825-1240

https://moringa.comunidades.net/ 



Sementes de Moringa Oleífera


Nomes Populares: Moringa Oleifera, Moringuinha, quiabo de quina, moringa.
Nome Científico: Moringa olfeifera Lam.
Família: Moringaceae


Outros Nomes dados à Moringa Oleifera:


Lírio-Branco, Quiabo-de-Quina, Acácia-Branca, Árvore-Rabanete-de-Cavalo, Cedro, Moringueiro, Akácia-Branka(Cabo Verde) e Moxingo (Índia), Acácia-Branca


Ocorrência do Moringa Oleifera: A Moringa Oleifera ocorre, principalmente, em áreas semi-áridas tropicais e subtropicais.

 


Qual o solo ideal para o Moringa Oleifera?


O Moringa Oleifera tem preferência por solo seco e arenoso, tendo boa tolerancia a solos pobres assim como em áreas costeiras. A Moringa Oleifera desenvolve-se bem em locais de boa incidência pluviometrica.

A Moringa Oleifera apresenta excelente adaptação ao ambiente.


Informações ecológicas: 

A Moringa Oleifera tem rápido desenvolvimento em regiões favoráveis, perene, decídua conforme as condições ambientais produzindo folhas o ano todo.

A Moringa Oleifera tem copa aberta e espaçada com ramos inclinados e frageis, com flores perfumadas de coloração branca.

A raiz da Moringa Oleifera é em forma de tubérculo armazenando energia para a planta. A Moringa Oleifera é uma planta com rebrote favorecido.

 


Qual é a altura da Moringa Oleifera?


Alturada Moringa Oleifera:

Em um ano, a Moringa Oleifera pode atingir 4 metros de altura.

 


Altura máxima da Moringa Oleifera: 


A Moringa Oleifera, na fase adulta, atinge no máximo 10 a 12 metros na fase adulta.

 


Qual é a fenologia da Moringa Oleifera?


 

Fenologia da Moringa Oleifera:

A Moringa Oleifera floresce o ano todo, sendo uma planta muito apreciada pelas abelhas

 


Qual é a produção da Moringa Oleifera?


Produção da Moringa Oleifera: Se a Moringa Oleifera for cultivada para biomassa, ou seja, usar as folhas da Moringa Oleifera na nutrição animal, saiba que a moringa pode gerar 600 toneladas por hectare/ano em vários cortes, uma vez que a Moringa Oleifera é uma planta com crescimento rápido.

Se o objetivo do plantio do Moringa Oleifera for com o objetivo de produção de sementes de Moringa Oleifera para extração de óleo, saiba que a moringa oleifera tem início em sua produção com 6 meses a 1 ano, desde que o produtor de Moringa Oleifera realize as devidas podas terá favorecida a ramificação de galhos e a produção poderá chegar a 3 toneladas de sementes de Moringa Oleifera por hectare/ano. As sementes de Moringa Oleifera apresentam 42% de óleo.

 


Para que serve os frutos do Moringa Oleifera?


Frutos do Moringa Oleifera: O fruto da Moringa Oleifera é uma vagem triangular contendo no seu interior sementes de Moringa Oleifera em formato de cápsulas arredondadas e com 3 asas equidistantes.

 


Como é a madeira do Moringa Oleifera?


 

Madeira do Moringa Oleifera: A Moringa Oleifera tem uma coloração amarelada, porosa e mole. A madeira do Moringa Oleifera é empregada na produção de papel e de fibras têxteis.

 


Informações complementares sobre a Moringa Oleifera:


 

 

A Moringa Oleifera é considerada uma das árvores cultivadas mais úteis para o ser humano, uma vez que a Moringa Oleifera, praticamente, tem todas as partes utilizadas para diversos fins, seja ela a madeira da Moringa Oleifera, as sementes da Moringa Oleifera, ou mesmo as folhas da Moringa Oleifera, que costuma ser usada como biomassa para a nutrição animal.

Nos trópicos, a folhagem da Moringa Oleifera é empregada como forragem para animais. As sementes da Moringa Oleifera, oleosas, são empregadas na produção do óleo de Ben (ou Bem), ou seja, o óleo produzido pelas sementes de Moringa Oleifera é usado em pintura artística. O óleo da Moringa Oleifera também pode ser usado para “purificar” águas barrentas.

 


Como é a polinização da Moringa Oleifera?


A polinização da Moringa Oleifera é efetuada pelos pássaros.

 


Saiba mais sobre a Moringa Oleifera:


A Moringa Oleifera é uma planta geradora de biomassa.

 


Como são as raízes da Moringa Oleifera?


As raízes da Moringa Oleifera são consideradas abortivas e as árvores têm características ornamentais.

 


Quantas sementes por quilo tem a Moringa Oleifera?


A Moringa Oleifera tem, aproximadamente, 3.400 unidades de sementes de Moringa Oleifera por kg.

 


Quais são as utilidades da Moringa Oleifera?


 


ATENÇÃO: Antes de tudo, segue um artigo sobre a Moringa Oleifera cujo conteúdo diz a proibição da planta e, sendo assim, apesar de haver aqui nessa matéria sobre o uso dela como alimento, vale você saber as duas opiniões, antes de optar pelo consumo dela.


 

Saúde e Bem-Estar
Em matéria noticiada em 04/06/2019, diz que Anvisa proíbe fabricação e venda de produtos com moringa oleifera e os sites que vendem o produto pela internet informam que a planta é rica em potássio e vitaminas A e C

A Moringa oleifera é uma planta da família Moringaceae, conhecida por moringa, com outros nomes populares como acácia-branca, árvore-rabanete-de-cavalo, cedro, moringueiro e quiabo-de-quina.

A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, proibiu a fabricação, importação, distribuição, comercialização e propaganda de produtos que tenham em sua composição a moringa oleifera. Tal medida cautelar tomada pela ANVISA foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira, 4 de junho de 2019. A ANVISA informou que não há avaliação e comprovação de segurança do uso da espécie Moringa em alimentos e, sendo assim, “Produtos denominados e/ou constituídos de moringa oleifera vêm sendo irregularmente comercializados e divulgados com diversas alegações terapêuticas não permitidas para alimentos”, informa tal resolução da ANVISA de 04/06/19.

Os sites que vendem o produto com moringa pela internet informam que a planta é rica em potássio, além de vitaminas A e C. Entre os benefícios da Moringa, citam o combate a processos inflamatórios, controle dos níveis de colesterol e açúcar no sangue, sendo a moringa capaz de retardar o processo de envelhecimento, redução da fadiga e combate a dores musculares.

 


O que é a moringa oleifera, segundo muitos sites que falam dessa planta - mas antes do consumo, certifique sobre as novas resoluções da ANVISA e demais órgão competentes


A Moringa oleifera é uma planta asiática da família Moringaceae, conhecida por moringa. Outros nomes populares também são aceitos, entre eles acácia-branca, árvore-rabanete-de-cavalo, cedro, moringueiro e quiabo-de-quina.

AMoringa, uma planta de origem asiática, costuma ser indicada na alimentação, tanto na forma in natura quanto em farinha. Mas a ANVISA tem restrições ao consumo dela devido a falta de comprovação de sua eficiência e devido aos riscos de consumir uma planta que ainda não foi devidamente estudada.

A Moringa é conhecida por ser rica em nutrientes. Segundo sites, em 100 gramas de moringa, há a mesma quantidade de cálcio de 1,6 litro de leite; a mesma quantidade de ferro de 1 kg de espinafre; a mesma quantidade de vitamina A de 1,3 kg de cenoura; a mesma quantidade de potássio de 4 bananas. A moringa também é rica em vitaminas do complexo B e tem propriedades antioxidantes, conforme afirmam alguns nutricionistas.


Segundo outros sites, veja o que falam sobre as utilidades da Moringa Oleifera:


 

nota: a narrativa abaixo é de acordo com informações de sites que vendem sementes de moringa e também mudas de moringa, porém, vale relembrar novamente que há matérias na internet que afirmam que a moringa, em 04/06/19, foi proibida como consumo pela ANVISA.

 


Segue matéria, segundo alguns sites que vende mudas de moringa ou sementes de moringa:


 

A Moringa Oleifera é considerada uma árvore com capacidade de limpar a água e, sendo assim, a Moringa Oleifera é conhecida como um PURIFICADOR NATURAL.

Em alguns países em desenvolvimento, a água dos rios utilizada para consumo humano e uso doméstico em geral, costuma ser extremamente túrbida, principalmente durante o período das estações chuvosas, com muitos materiais sólidos em suspensão, além de bactérias e outros microrganismos.

Todos os anos, milhões de crianças podem morrer em países onde não há água tratada, vítimas de infeções causadas por água impura.

Sendo assim, a situação ideal é que seja removida a maior quantidade possível dos materiais contaminantes, antes de usar a água para consumo humano e animal. Via de regra, isso é possível com a adição de coagulantes químicos, em uma sequência de tratamento controlado. Tais coagulantes químicos, como o sulfato de alumínio, às vezes não são acessíveis, muitas vezes devido não estarem disponíveis a um preço razoável que seja possível às populações dos países em desenvolvimento pagarem.

Uma alternativa aos coagulantes químicos, uso de coagulantes naturais passam a ser a única alternativa possível.

Sendo de origem vegetal, a Moringa Oleifera promove a coagulação de tais partículas. As descobertas recentes do uso de sementes trituradas de Moringa Oleifera para a “purificação” de água, a um custo de apenas uma fração do tratamento com coagulantes químicos convencionais, torna-se uma alternativa da mais alta importância para tais populações com pouquíssimas condições financeiras de custearem o tratamento de água com coagulantes químicos.

Em relação à remoção de bactérias, as sementes de Moringa Oleifera trituradas podem auxiliar na redução de 90 a 99% - de acordo com relatos na literatura sobre a semente de Moringa Oleifera triturada.

Porém, deve ser informado aos interessados nas sementes de Moringa Oleifera trituradas,  que o uso do tratamento com sementes de Moringa Oleifera trituradas, assim como o de outros coagulantes naturais e coagulantes químicos, não produz água “purificada”, mas que o risco de infecção pode ser altamente reduzido e a água passa a ser considerada potável. sendo assim, mesmo com o tratamento da água com as sementes de Moringa Oleifera trituradas, ou outro coagulante natural ou mesmo coagulantes químicos, o ideal é que a água passe por algum tipo de aquecimento (fervura) para acabar com contaminações mais severas e, assim, fazer com que a água passe por um sistema de desinfecção.

Em países muito pobres, talvez o aquecimento sobre o sol intenso, onde a água fique bem quente antes de resfriar novamente, faz-se necessário.


Em um projeto piloto para tratamento de água em Malawi, país Africano, constatou-se que enquanto o alumínio é eficiente como coagulante para atuar em apenas alguns níveis de pH da água, as sementes de Moringa trituradas atuam em qualquer pH da água, ou seja, as sementes de Moringa Oleifera trituradas acaba por ser vantajosa em países em desenvolvimento, onde normalmente não é possível controlar com eficiência o pH da água antes da coagulação. As sementes de Moringa Oleifera trituradas podem ser usadas no tratamento de água, abrindo enormes possibilidades para oferecer aos países emergentes e, dessa maneira, oferecer água limpa e potável e para o uso doméstico e para a criação de animais.

 


Quando a Moringa Oleifera chegou no Brasil?


Segundo descrito na literatura, da introdução da Moringa Oleifera em alguns Estados brasileiros teve início depois de 1950, no entanto, vale informar que o potencial do cultivo de Moringa Oleifera não foi de imediato, uma vez que a Moringa Oleifera ainda não era bem conhecido. De início, a Moringa Oleifera era conhecida apenas como uma planta ornamental.


Atualmente, Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju, capital do Estado de Sergipe, em um experimento pioneiro, realiza um estudo preliminar com mudas de Moringa Oleifera, observando o comportamento da Moringa Oleifera nas condições climáticas da região do Estado de Sergpe onde o estudo está sendo realizado.

Podemos dizer que, hoje em dia, o interesse pelo cultivo e pela potencialidade da Moringa Oleifera cresce de maneira importante na região do experimento, e um programa de produção de mudas de Moringa Oleifera está em andamento.

O plantio de mudas de Moringa Oleifera nas estações experimentais da Embrapa Tabuleiros também já foi iniciado para que se constituam bancos de semente de futuros programas de aproveitamento da Moringa Oleifera como fonte de alimento e purificador natural de água para as populações das áreas sujeitas à seca.

 


Curiosidades sobre a Moringa Oleifera:



Conforme podemos observar a moringa é resistente à seca depois do estabelecimento das mudas de Moringa Oleifera. sim, a Moringa Oleifera é uma planta de reconhecido valor de suas folhas, frutos, raízes e flores, ou seja, tudo na Moringa Oleifera é comestíveis.

E aqui vale relembrar que as sementes de Moringa Oleifera trituras e beneficiadas adequadamente produz o azeite de Moringa Oleifera, ou seja, o óleo de Moringa Oleifera. 

Sim, o azeite da Moringa Oleifera também comestível, sendo o óleo de Moringa Oleifera obtido a partir das sementes de Moringa Oleifera trituradas e beneficiadas.

As sementes de Moringa Oleifera trituradas ambém é usada extensamente na medicina tradicional nas regiões onde é nativa e onde tem sido introduzida. As flores das Moringa Oleifera são consideradas meliferas, porem, sabemos que as folhas da Moringa Oleifera para alimentar as abelhas ainda é pouco empregada.


A moringa oleifera é considerado a árvore da vida, uma vez que tudo nela é aproveitado, seja as folhas da Moringa Oleiferaos frutos da Moringa Oleifera, as raízes da Moringa Oleifera ou mesmo as sementes da Moringa Oleifera trituradas.

 


Acácia-branca



Plantas
Moringa oleifera é uma planta da família Moringaceae, mais conhecidas por moringas, ainda que seja também vulgarmente chamada de acácia-branca, árvore-rabanete-de-cavalo, cedro, moringueiro e quiabo-de-quina. 


Nome científico: Moringa oleifera
Classificação superior: Moringa
Classe: Magnoliopsida
Divisão: Magnoliophyta
Família: Moringaceae
Ordem: Brassicales
Reino: Plantae

 


Rendimento de um quilo de sementes de Moringa Oleifera:



Aproximadamente 3.400 sementes de Moringa Oleifera por quilo.

 


ONDE COMPRAR SEMENTES DE MORINGA OLEÍFERA EM CAMPINAS?

WHATSAPP: (19)9.8825-1240

https://moringa.comunidades.net/